Questão de Saúde

10 anos de parceria e resultados concretos

 

O SINPROESC está mobilizado desde 2014 em parceria com pesquisadores buscando retratar com o maior rigor possível o quadro da saúde mental dos professores no estado de Santa Catarina. 

Em 2014 uma pesquisa realizada com apoio do Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores – IPET – trouxe o quadro, bastante preocupante, como já se observava há muito tempo, mas que ainda carecia de cientificidade para que pudéssemos ter dados concretos para embasar nossas ações. O resultado foi editado e publicado no livroSaúde Ocupacional do Professor – REDE PRIVADA DE ENSINO – da Professora Dra. Maria Taís de Melo”.

Com a chegada da aterrorizante e desconhecida pandemia da COVID – 19 os problemas agravaram-se, somados aos já existentes havia um estado de perplexidade e total desorientação no mundo e por aqui, a educação, tema complexo que reúne muitas pessoas num mesmo ambiente precisou adaptar-se a sinistra realidade.

O SINPROESC, já com todas as dificuldades oriundas do desmonte sindical e dos direitos trabalhistas continuou seus trabalhos e mais uma pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar, naquele momento, os impactos desta pandemia no cotidiano dos professores em Santa Catarina que resultou em mais uma obra tornada pública em 2020, IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE SC, das Professoras Maria Taís de Melo, Simone Regina Dias e Arceloni Neusa Volpato. Culminando seu lançamento em um evento realizado no auditório da UDESC com mais de 200 participantes.

Dando sequência aos trabalhos, o SINPROESC organizou três rodas de conversas: 1ª Neurociência e Violência – Drª Maria Taís de Mello, PhD Tadeu Lemos e a Especialista em enfermagem Helen Souto de Araújo; 2ª Traumas e Estresse Pós-Traumático – Drª Maria Taís de Mello e a Especialista Helen Souto de Araújo e a 3ª Dependência Química, Emocional e Tecnológica – Médica Drª Caroline Yaciko de Oliveira Kanegusuku.

Após as rodas de conversas, no dia 22 de setembro de 2023 com a presença dos autores e convidados foi lançada oficialmente a obra SAÚDE MENTAL – NARRATIVAS INTERDISCIPLINARES na sede do SINPROESC. Representando o SINTE o Prof. José Roberto Paludo; o Secretário de Saúde de Palhoça Sr. Rosiney de Souza Horácio; Ex-Secretária de Assistência Social de São José Sra. Norma Warnling e o SINEPE pela Coordenadora Pedagógica Sra. Rosimar Oldra Pagliosa

O livro organizado por Maria Taís de Melo traz artigos resultantes de trabalhos e pesquisas de vários colaboradores e a íntegra dos trabalhos mais uma vez será disponibilizado pública e gratuitamente para quem quiser acessar este e os demais livros, fontes indispensáveis aos novos pesquisadores e a quem desejar aprofundar os conhecimentos sobre os temas tratados. Acesse o link e tenha a integra dos conteúdos e seus autores. https://drive.google.com/file/d/1TX-5nxStA53_VgiVLs5pO7dugWaOCU6w/view?usp=drivesdk

A magnitude deste trabalho, iniciado nos idos de 2014, perpassando todo o período de pandemia e culminando no ano corrente, 2023, é uma pequena, mas importantíssima amostra material dos resultados de esforços empreendidos pelo Sindicato ao longo de toda sua trajetória.

Some-se a isso tudo a criação e implantação do Núcleo de Atenção a Saúde Mental de Professores, sediado no SINPROESC.

Indiferente do momento, das adversidades, da falta de clareza e compreensão de muitos cidadãos sobre a importância da instituição   no cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras o SINPROESC segue firme e resistente no bom combate, lutando e buscando parcerias no intuito de fortalecer as ações em favor dos seus representados e contribuindo para que tenhamos maior clareza e conhecimento da realidade em que vivem os professores e professoras em nosso estado e no país.

Prof. Carlos Magno da Silva Bernardo

Presidente