Local: Fecomércio
Dia: 18/07
Hora: 09:00h

Iniciamos as negociações para o acordo SESC/SENAC na data de ontem. Apresentamos as propostas e fomos firmes na defesa dos acordos, com as alterações e sugestões das assembleias realizadas por este sindicato.

Alguns pontos precisam ser mais esclarecidos. Para informação da categoria, o INPC está em 3%. É esse percentual divulgado pelo governo federal que serve de índice para o reajuste. O sindicato sugeriu começar as discussões por outras cláusulas e deixar o índice para o final.

As assembleias do SESC sugeriram que o valor de hora aula da educação infantil e ensino fundamental (1° ao 5° ano) fosse igual da educação de jovens e adultos (1° ao 5° ano), do ensino fundamental (6° ao 9° ano) e da educação de jovens e adultos (6° ao 9° ano). Nossa proposta, foi nesse sentido de igualar todos estes piso pelo valor maior. Já em relação ao SENAC retiramos a cláusula patronal sobre o pagamento dos professores por semestre, ou seja, a semestralidade.

A primeira reunião encerrou as 12:00h. A direção do SESC e SENAC vai se reunir com o presidente da FECOMÉRCIO para apresentar as propostas e marcar uma segunda rodada de negociação. É importante salientar que, quanto a hora atividade tem que ser paga. O sindicato já está verificando os documentos que nos foi repassado, para caso as instituições não coloquem em dia o que já foi negociado, vamos impetrar ação coletiva para exigir o cumprimento dos acordos.

Atenciosamente,

Prof. Carlos Magno da Silva Bernardo