Sindicato Intermunicipal dos Professores no Estado de Santa Catarina

“Em defesa de nossos direitos – Fundado em 1968”

O presidente do SINPROESC, Prof. Carlos Magno da Silva Bernardo e a Professora Sônia Carnevalli, Presidente do SAAERS Lages iniciaram a última semana de abril reunidos com o reitor da UNIPLAC e demais membros da comissão responsável pela elaboração e implantação do Plano de Cargos e Salários da instituição.

O professor Domingos e o professor Geovani Letti, representantes do SINPROESC, abriram a reunião e na sequência o professor Carlos Magno cobrou da instituição uma data para que, o que já foi consensuado passe a ser implantado, iniciando de fato os ajustes necessários. Ficou acertado que no mês de setembro do corrente ano uma nova reunião acontecerá e a UNIPLAC deverá apresentar o que já vem sendo feito, bem como dados complementares que subsidiarão o que ainda necessita ser efetivado para implementação completa do Plano de Carreira.

Aproveitando a oportunidade, o Presidente do SINPROESC colocou a dificuldade em fechar a Convenção Coletiva de Trabalho junto ao SINPEPE, em virtude da intransigência do ensino superior privado, que insiste em repassar apenas o INPC (4,87%) parcelado em duas vezes, proposta que não foi aceita pelo SINPROESC, SAEERS Lages e demais sindicatos. Carlos pediu ao Reitor e aos presentes representantes da UNIPLAC que valorizassem seus Professores e Auxiliares Administrativos e sugeriu ganho real, possível para a instituição uma vez que o ensino superior vem há 3 anos consecutivos repassando reajustes muito acanhados frente as necessidades reais de valorização do quadro docente e demais trabalhadores da educação.

Carlos e Sônia visitaram também na segunda feira, 29 de maio de 2025, o Colégio Bom Jesus, Colégio Objetivo e Colégio Santa Rosa de Lima. Cobraram enfaticamente de todos eles reajuste digno de salários, respeito a Convenção Coletiva de Trabalho e os direitos trabalhistas. Carlos afirmou que as próximas assembleias serão feitas pelo próprio presidente, pois tem instituições que proíbem a entrada do sindicato.

É importante ressaltar que, o único colégio que já repassou reajuste salarial acima do que o sindicato está negociando foi o Colégio Santa Rosa de Lima, (6,2%).

Em seguida, participaram de reunião com o advogado e o proprietário das academias FLEX. Existem em curso, duas ações coletivas para professores e administrativos em virtude da sonegação de vários direitos dos trabalhadores.

Estamos de Olho! E a cobrança legal será feita.

PC. Amante

Assessor Comunicação

 

Pular para o conteúdo