Sindicato Intermunicipal dos Professores no Estado de Santa Catarina

“Em defesa de nossos direitos – Fundado em 1968”

O SINPROESC, juntamente com a Federação esteve reunido neste 1º de abril para a quinta rodada de negociação junto ao SINEPE.

O impasse continua, pois a proposta patronal não atende o pleito dos professores que querem ganho real a ser incorporado aos salários, enquanto o patronal insiste em repassar apenas o INPC (4,87%) parcelado em duas vezes.

O SINPROESC entende que esta intransigência por parte de algumas instituições ligadas ao sindicato patronal é preocupante e descabida.

“Segundo o DIEESE, todas as projeções indicam que escolas e universidades da rede privada de ensino repassaram aumento em suas mensalidades que variam de 8% e 10%, tendo algumas que aplicaram percentuais ainda maiores em 2025, rebate o Prof. Carlos Magno, presidente do SINPROESC.” Carlos alerta que os sucessivos retrocessos com relação à desvalorização da categoria são preocupantes e que o desmonte acarretará consequências gravíssimas, inclusive, na economia do país. “A crescente falta de professores bem como o desinteresse de jovens pela carreira docente é sinal claro de falência destas politicas aplicadas há décadas pelos empregadores”, disse o presidente do SINPROESC.

Falta de incentivo, violência crescente, radicalismos de toda ordem e achatamento salarial são os principais motivos que já impactam até mesmo países de ponta em educação, como mostra recente pesquisa realizada na Coreia do Sul no ano de 2024 e que pode ser acessada em nosso site  https://sinproesc.org.br/2025/03/27/a-maioria-dos-professores-jovens-considera-pedir-demissao-devido-a-salarios-baixos/ .

A sexta rodada de negociação está marcada para o dia 15 do corrente mês, quando então, esperamos fechar a Convenção Coletiva condicionada à resposta patronal sobre nossos pleitos de reajuste salarial e ganho real.

PROFESSOR (A) JUNTE-SE A NÓS NESTA JORNADA.

Pular para o conteúdo