Sindicato Intermunicipal dos Professores no Estado de Santa Catarina

“Em defesa de nossos direitos – Fundado em 1968”

Uso de IA na produção escolar e acadêmica alastra-se. Mas a mecanização de tarefas, sem um rigor crítico, mina o próprio o próprio ato de perguntar – e, logo, de refletir sobre respostas. Além de um ciclo sem fim de responsabilidades transferidas aos usuários

Por Eleonora Albano, no A Terra é Redonda

Os ataques do capitalismo ao pensamento crítico afetam diretamente o futuro da universidade. Vêm ocorrendo, pelo menos, desde a financeirização do tripé ensino-pesquisa-extensão – o qual as Big Techs recentemente usurparam, se auto erigindo em “mecenas”.

Este artigo focaliza a forma desse mecenato que disponibiliza na internet os chamados robôs conversacionais ou ‘chatbots’. …

… Este artigo discute as ferramentas oferecidas pelas Big Techs aos estudantes e educadores, com foco na atribuição de inteligência à mais popular delas, a saber, os Grandes Modelos de Linguagem (doravante, GMLs, como no inglês LLMs – large language models, cujo exemplo mais conhecido é o ChatGPT). Para tanto, retoma e estende os argumentos contra tais alegações publicados no site A Terra é Redonda em dezembro de 2023.

Os passos envolvidos são seis. …

As vertiginosas transformações do capitalismo …

O declínio da critica …

O mito milenar do robô inteligente …

O efeito Eliza banalizado …

A mecânica behaviorista dos Grandes Modelos de Linguagem …

Um saldo perigoso – a transferência de responsabilidade aos usuários …

*Eleonora Albano, docente aposentada do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, é psicóloga, linguista, ensaísta; coordenou o primeiro projeto brasileiro sobre tecnologia de fala.

Leia MAIS EM: https://outraspalavras.net/outrasmidias/a-educacao-na-encruzilhada-dos-chatbots

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