Realizado Pela Superintendência Regional do Trabalho de SC e com a presença de representantes dos trabalhadores e empregadores, o Prof. Carlos Magno da Silva Bernardo participou da Mesa de Abertura do referido congresso representando a União Geral dos Trabalhadores – UGT/SC. Ressaltou que a negociação coletiva é um processo fundamental para estabelecer relações trabalhistas justas e equilibradas entre empregadores e empregados. O fortalecimento da Negociação Coletiva é o fortalecimento da Democracia. É um diálogo que deve existir entre os trabalhadores e empregadores, com o objetivo de alcançar melhores condições de trabalho, salários dignos e outros benefícios.
Quem está a frente da negociação coletiva, é o SINDICATO. São eles que negociam e defendem os trabalhadores em busca de salários dignos, redução da jornada de trabalho e outros benefícios de interesse da categoria representada.
O fortalecimento da Negociação Coletiva é necessário para que haja melhoria nas condições de trabalho, aumento real, fortalecimento dos direitos dos trabalhadores e a prevenção de conflitos trabalhistas.
Atenciosamente,
Prof. Carlos Magno da Silva Bernardo